CADSUS

CADSUS WEB

Perguntas frequentes


Sistema de Cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde (CADSUS).

Tem por objetivo a geração do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), permitindo criar e atualizar os cadastros.

Consulte o manual do CADSUSWeb para uma visão detalhada do sistema. Acesse: ( https://cadastro.saude.gov.br/saiba-mais/ )

Cartão Nacional de Saúde (CNS). Permitir o acompanhamento do conjunto de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde quer que aconteçam. É o documento de identificação do usuário do SUS.

Por meio do acesso a uma base nacional de dados de saúde do cidadão, são registradas as informações dos indivíduos, como:
• Dados pessoais (nome, nome da mãe e data de nascimento);
• Contatos (telefones, endereço e e-mails);
• Documentos (CPF, RG e Certidões).

De acordo com o Decreto 1046/2019, que instituiu o Cadastro Base do Cidadão (CBC) e define o CPF como base original da Receita Federal, os cidadãos deverão procurar uma unidade da Receita Federal do Brasil (RFB) portando os documentos necessários para alteração dos dados de CPF; Nome; Nome Social; Nome da mãe; Data de nascimento; Sexo; Município e UF de nascimento.

Os demais dados do cadastro do CNS podem ser adicionados e/ou alterados em um estabelecimento de saúde por meio do sistema CadSUSWeb.

Para segurança do(a) usuário(a) do Sistema Único de Saúde (SUS), o(a) cidadão(ã) deve procurar a Secretaria de Saúde do seu Município ou estabelecimento de saúde mais próximo de sua residência, portando documentos pessoais e comprovante de endereço, para realizar a atualização dos dados pessoais no cadastro, obtenção do número e da versão impressa do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza a versão digital do Cartão Nacional de Saúde (CNS) por meio do aplicativo (Meu SUS Digital). Essa versão possui a mesma validade da versão impressa e pode ser utilizada em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.

Para acessar o CNS digital, basta baixar o aplicativo (Meu SUS Digital) em seu celular (disponível para Android e iOS) ou acessar a versão web da plataforma pelo link: https://meususdigital.saude.gov.br

Usuários(as) que possuem conta gov.br com nível de acesso Ouro têm a possibilidade de editar, diretamente pelo aplicativo Meu SUS Digital, as seguintes informações:

• Nome social
• Raça/Cor
• Endereço

As alterações realizadas serão automaticamente atualizadas no sistema CADSUSWeb. Para editar seus dados, acesse o app (Meu SUS Digital) e siga o caminho: Perfil > Conta > Editar perfil > Informações autodeclaradas.

Orientamos que abra chamado direto para a equipe de suporte do App Meu SUS Digital.

Ao acessar o App Meu SUS Digital com o GOV.BR > Meu Perfil > Fale com o Meu SUS Digital > Acessar Formulário.

Link de acesso do Meu SUS Digital no computador: https://meususdigital.saude.gov.br/ ;

Para acessar a versão digital no seu smartphone, baixe o aplicativo Meu SUS Digital na loja de apps, disponível para Android e iOS.

Desde o dia 20 de janeiro de 2022, os sistemas SGOP e CADSUSWeb utilizam a conta gov.br, também conhecido como login único do Governo Federal, como forma de autenticação.

A conta gov.br é utilizada nos serviços públicos digitais disponibilizados pelo governo e sua intenção é unificar a forma de acesso.

Com este login, o cidadão poderá ter acesso as suas informações em diversas aplicações e sistemas do Governo Federal.

O login no gov.br é individual e este acesso não deve ser compartilhado com outros operadores.

Para criar uma conta de acesso no gov.br, digite o CPF na tela inicial em https://acesso.gov.br e clique no botão “Continuar”.

Selecione as opções de “Termo de Uso”, “Não sou robô” e clique no botão “Continuar”.

Existe diversas formas para realizar o cadastro. O autenticador disponibilizará a melhor forma e a mais segura.

ATENÇÃO: NÃO COMPARTILHE CPF E SENHA! CADA USUÁRIO(A) QUE FOR UTILIZAR O SISTEMA DEVE POSSUIR SEU PRÓPRIO CADASTRO

Para elevar seu nível de confiabilidade no Gov.br e obter o Selo Ouro, acesse:

Saiba mais sobre os níveis da conta Gov.br.

Link ( https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br/niveis-da-conta-govbr/saiba-mais-sobre-os-niveis-da-conta-govbr )

A administração pública disponibiliza um link online com perguntas e respostas frequentes sobre a conta GOV.BR, visando sanar as principais dúvidas dos(as) usuários(as).

Para acessar, visite: ( https://acesso.gov.br/faq/ )

Informamos que o sistema GOV.BR é gerido pelo Ministério da Economia.

Se o seu problema no GOV.BR não foi resolvido, por favor, envie um e-mail para: atendimentogovbr@economia.gov.br

Neste sentido, incumbe especificar que o CADSUS é um sistema destinado apenas à profissionais vinculados a estabelecimentos de saúde e que se encontram com vínculo registrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Neste sentido, o acesso direto ao sistema somente poderá ser disponibilizado aos agentes públicos de saúde.

Para agentes públicos diversos ao Sistema Único de Saúde (SUS) a orientação é de solicitação formal para a Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde gestora para que possa fornecer o relatório da Ficha de Cadastro do Indivíduo do CADSUS, vedado a este também delegar acesso ao CadSUSWeb.

Os sistemas SGOP e CadSUSWeb são para uso dos estabelecimentos públicos de saúde em suas rotinas de atendimento diárias.

Sistema de Gestão de Operadores (SGOP). Gerenciar os operadores do sistema CADSUSWeb.

Permitir ao Administrador ou Diretor Clínico de um estabelecimento de saúde aprovar ou reprovar solicitações de acesso de operadores, e aos operadores permite solicitar acesso ao CADSUSWEB.

Atenção: Consulte o manual do SGOP para uma visão detalhada do sistema. ( https://cadastro.saude.gov.br/saiba-mais/ )

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Disponibilizar informação acerca dos estabelecimentos de saúde do país, independentemente de sua natureza jurídica ou integração com o Sistema Único de Saúde (SUS). É considerado um registro público.

Acesse a página do CNES por meio do link: ( https://cnes.datasus.gov.br/ )

A pesquisa pode ser realizada por nome do estabelecimento, código do CNES, CNPJ ou por CPF.

Orientamos que realize contato com a equipe de suporte por meio da Central de Atendimento.

Webatendimento: ( https://webatendimento.saude.gov.br/faq/cnes ) ou acesse o site do CNES: ( https://cnes.datasus.gov.br/ )

Visando maior autonomia dos estabelecimentos de saúde acerca do controle de acesso dos operadores do CADSUSWeb e melhoria na segurança deste sistema, foi gerada a aplicação Sistema de Gestão de Operadores (SGOP). A aplicação web é acessória ao CADSUSWeb.

Acesse: ( https://cadastro.saude.gov.br/saiba-mais/ )

Visando a melhoria contínua dos nossos serviços, informamos que o sistema CADSUSWeb foi atualizado.

Caso os (as) usuários (as) verifiquem erro nas informações referente a óbito, deverão procurar um estabelecimento de saúde público para a devida correção.

Os operadores do sistema CADSUSWeb no estabelecimento de saúde deverão seguir os passos descritos abaixo para remover a data de óbito nos cadastros dos cidadãos.

A funcionalidade "Remover informações de óbito" pode ser utilizada por profissionais do sistema CADSUSWeb com o perfil de acesso de Administrador(a). Essa atualização corrige o problema da impossibilidade de remoção da data de óbito nos cadastros por meio do sistema CADSUSWeb.

Diante do exposto, orientamos que cada estabelecimento público de saúde, secretaria de saúde e/ou município que tem acesso ao sistema CADSUSWeb realize a devida remoção dos registros de óbito.

Não sendo mais necessário abrir chamado via Webatendimento para esta finalidade, nem enviar lista de correções por e-mail.

Atenção: Todas as ações no sistema são gravadas pelo Departamento de Informática do SUS para fins de auditoria. De acordo com o Art. 313 – A do Código Penal brasileiro, constitui crime contra a Administração Pública, a inserção de dados falsos, alteração ou exclusão de dados corretos com o fim de obter vantagem indevida ou causar dano, sob pena de reclusão de dois a doze anos, e multa.

Visando a melhoria contínua dos nossos serviços, informamos que o Sistema de Gestão de Operadores (SGOP) foi atualizado.

A nova versão disponibiliza as seguintes funcionalidades para profissionais com perfil de Administrador e Operador:

Excluir Cadastro
Excluir Perfis
Excluir Máquinas

Atenção: O perfil de operador somente pode excluir os próprios perfis e/ou máquinas, NÃO podendo excluir esses itens de terceiros.

Detalhamento das funcionalidades:

Excluir Cadastro:
Disponível na seção "Gerir Operadores - Acesso", essa funcionalidade permite excluir todos os dados de um perfil permanentemente.

Excluir Perfis:
Localizada em "Status dos perfis de acesso", essa opção possibilita selecionar e excluir um ou mais perfis, realizando um reset caso necessário.

Excluir Máquinas:
Acessível na seção "Gerir Operadores - Computadores", dentro de "Histórico de computadores cadastrados", essa funcionalidade permite selecionar e excluir uma ou mais máquinas do sistema.

Diante do exposto, orientamos que cada estabelecimento público de saúde, secretaria de saúde e/ou município com acesso ao Sistema de Gestão de Operadores (SGOP) realize a exclusão (reset) de perfil e/ou máquina dos profissionais de saúde.

Ressaltamos que não é mais necessário abrir chamado via Webatendimento para essa finalidade, nem enviar listas de correções por e-mail.

Atenção: Todas as ações no sistema são gravadas pelo Departamento de Informática do SUS para fins de auditoria. De acordo com o Art. 313 – A do Código Penal brasileiro, constitui crime contra a Administração Pública, a inserção de dados falsos, alteração ou exclusão de dados corretos com o fim de obter vantagem indevida ou causar dano, sob pena de reclusão de dois a doze anos, e multa.

A unificação de cadastro é realizada para os números de CNS gerados no sistema CADSUSWeb, nos casos em que o(a) usuário(a) teve o CPF cancelado junto à Receita Federal do Brasil. O novo CPF, regularizado perante a RFB, assumirá os números de CNS vinculados ao CPF que foi cancelado.

Os números CNS que são gerados em sistema, não são cancelados, para que não haja nenhum prejuízo de histórico referente a consultas e/ou tratamentos realizados no sistema do SUS para os(as) usuários(as).

Para segurança do(a) usuário(a) do Sistema Único de Saúde (SUS), o(a) cidadão(ã) deve procurar a Secretaria de Saúde do seu Município ou estabelecimento de saúde mais próximo de sua residência, portando documentos pessoais e comprovante de endereço, para realizar a atualização dos dados pessoais no cadastro, obtenção do número e da versão impressa do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Site da Receita Federal do Brasil ( https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp )