Suporte

Suporte ao Usuário

Perguntas frequentes


Sim, basta acessar o endereço da aplicação substituindo "enderecodaaplicacao" pelo endereço do servidor ou use http://localhost:8080/reset para instalações locais. Na tela exibida, selecione "Redefinir a senha do instalador atual" e clique em "Continuar". O sistema solicitará o CPF do responsável pela instalação, previamente cadastrado na área do SISAB na plataforma e-Gestor.

O arquivo de instalação disponível no site oficial também é utilizado para realizar as atualizações do sistema. Deve-se baixar a versão mais recente correspondente ao seu sistema operacional (Windows ou Linux) e seguir o processo de instalação, que a atualização ocorrerá automaticamente.

Ao realizar a primeira sincronização com o aplicativo, o profissional necessita informar o endereço eletrônico do servidor (computador) onde o sistema e-SUS APS PEC está instalado, seu CPF e senha (a mesma utilizada para login no PEC). Vale lembrar que para todas as etapas de sincronização do aplicativo é necessário que o tablet esteja conectado à rede local Wi-fi com acesso a instalação do Prontuário Eletrônico e-SUS APS.

A sincronização acontece em três fluxos. Em um deles o aplicativo envia os dados registrados nele para o Prontuário Eletrônico e-SUS APS. Ele valida, recebe e processa tais dados, atualizando, criando cadastros e reorganizando os núcleos familiares. Após isso, o Prontuário Eletrônico e-SUS APS envia novamente todas as informações pertinentes para o aplicativo, exceto núcleos familiares inativados. Vale lembrar que famílias que apresentem alguma inconsistência relacionada à composição do núcleo familiar também não são enviadas ao aplicativo, sendo necessário que o profissional realize as correções necessárias para que os cidadãos possam ser exibidos corretamente.

Essa visualização só é possível quando a arquitetura de instalação do Prontuário Eletrônico e-SUS APS for do tipo multimunicipal, onde diversos municípios compartilham e integram seus dados em uma única base de informações. Essa configuração deve ser definida previamente e envolve aspectos técnicos e administrativos, como pactuação regional e o estabelecimento de uma infraestrutura compartilhada.

Se possui várias instalações, deve ser feita a unificação. A partir da versão 5.3 é possível consolidar as bases descentralizadas (atualmente distribuídas entre diversas instalações nas UBS) em uma estrutura única e centralizada. Esse avanço permite que todos os estabelecimentos de saúde integrem e implementem o conceito de Prontuário Eletrônico do Cidadão de forma unificada no âmbito municipal.

Agora o download do arquivo XML contendo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para a importação no Prontuário Eletrônico e-SUS APS é realizado exclusivamente pelo acesso restrito no Sisab, com o perfil de Gestor do Programa Municipal.

Realizar backups periódicos é essencial para garantir a segurança dos dados. É recomendado realizar backups diariamente ou, no máximo, semanalmente. Defina um horário de baixa atividade, escolha locais seguros para armazenamento (servidores, dispositivos externos ou nuvem) e, preferencialmente, use mais de um local. Automatize o processo com ferramentas ou scripts, teste periodicamente a restauração dos backups, mantenha múltiplas cópias e implemente políticas de retenção para arquivos antigos. Garanta a proteção dos backups com acesso restrito, monitore o processo regularmente e tenha um plano de recuperação de desastres.

Não é possível. As informações que estão no prontuário eletrônico não vão integralmente para o Centralizador Nacional, pois são dados clínicos e sensíveis. Apenas os profissionais de saúde que realizam o cuidado do cidadão devem ter acesso. As informações que são enviadas ao Centralizador Nacional e posteriormente ao SISAB são, em sua maioria, informações administrativas. Portanto, o backup do e-SUS APS é extremamente importante para o cuidado da população do seu município.

Primeiramente, é necessário se certificar do status do envio das informações no módulo de transmissão de dados do PEC e-SUS APS. Após o envio, os dados passam por um processo de validação antes de serem disponibilizados nos relatórios do SISAB. As etapas de validação incluem: Verificação de duplicidade; Validação da data de registro que deve ser anterior ou igual à data de envio e o envio deve ocorrer em até 120 dias após o registro. Caso os dados atendam a esses 2 critérios anteriores, serão avaliadas as informações de profissionais, equipes e estabelecimentos com base nos dados registrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) vigente. Apresentando alguma incompatibilidade, os dados são invalidados e não considerados nos relatórios e indicadores apresentados no Sisab.

Para que os profissionais da eMulti possam visualizar todas as equipes da APS que são vinculadas à sua equipe é necessário que a gestão municipal de saúde utilize a versão atualizada do PEC e-SUS APS e utilizem uma instalação única. E concomitante a isso, também é necessário que o cadastro da eMulti no SCNES esteja adequado conforme os regramentos da Portaria GM/MS n° 635, de 22 de maio de 2023 e que o XML gerado desse cadastro do SCNES seja importado para o e-SUS APS. Dessa forma, os profissionais da eMulti irão visualizar as equipes da APS às quais estão vinculados e devem fazer o registro das ações realizadas, direcionados ao INE da eMulti, mesmo logado no PEC e-SUS APS do estabelecimento da equipe vinculada.

Sim. Esta funcionalidade possui uma configuração-padrão, no entanto pode ser alterada conforme a necessidade do município.

Sim. Esta funcionalidade já foi disponibilizada e tem o objetivo de permitir que estagiários visualizem informações do prontuário e realizem atendimentos de forma validada pelo supervisor. O estagiário poderá realizar atendimentos de acordo com o CBO de sua área de formação e o seu supervisor sempre deve revisar o registro antes de fechar os atendimentos.

Acesse: https://sisaps.saude.gov.br/sistemas/esusaps/