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Perguntas frequentes


O e-Gestor AB é uma plataforma WEB que oferta o acesso aos sistemas da Atenção Primária (APS), e apresenta informações para apoio à gestão nos estados e municípios dos programas e serviços disponíveis.

Atualmente, estão disponíveis os seguintes sistemas:

- Bolsa Família na Saúde
- Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
- Eventos AB
- Formação Profissional
- Gerencia APS
- Informatiza APS
- Micronutrientes
- Pagamento Mais Médicos
- Painéis de Indicadores da APS
- PSE - Saúde na Escola
- Saúde na Hora
- SISAB
- SISVAN

Esta lista é dinâmica e pode ser atualizada com novos sistemas continuamente.

O acompanhamento de novos sistemas pode ser feito pelas seguintes páginas:

https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relatoriosPublicos.xhtml
ou
https://aps.saude.gov.br/

O acesso PESSOA JURIDICA é utilizado para cadastrar os Gestores da Atenção Básica. É o passo inicial para que seja possível cadastrar os demais gestores para acesso ao e-Gestor AB.

O usuário e a senha a serem utilizados são correspondentes ao do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal ou do Fundo Estadual de Saúde.

Caso não possua a senha informe o CNPJ do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal ou do Fundo Estadual de Saúde (Matriz) em esqueci minha senha, no endereço: http://proposta.saude.gov.br/loginEntidade.jsf. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no sistema do FNS.

GESTORES ESTADUAIS/MUNICIPAIS
Verifique se em seu município quem são os Gestores da Atenção Básica cadastrados. Os usuários com esse perfil podem cadastrar outros perfis no sistema e-Gestor AB. Os gestores da Atenção Básica são cadastrados por usuários com acesso PESSOA JURÍDICA.

TÉCNICOS ESTADUAIS/ MUNICIPAIS E DEMAIS PERFIS CADASTRADOS PELOS GESTORES DO PROGRAMA ESTADUAL/MUNICIPAL
Verifique se em seu município existem Gestores da Atenção Básica ou Gestores do Programa Estadual/Municipal cadastrados. Estes perfis estão habilitados a realizar o seu cadastro.

O manual dos sistemas está disponível no endereço eletrônico: https://sisapsdoc.saude.gov.br/pt-br/home

Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde (Ministério da Saúde)

Telefone: (61) 3315-9033/9024
E-mail: pbfsaude@saude.gov.br

Programa Bolsa Família (MDS): www.gov.br/cidadania/pt-br/auxilio-brasil

Programa Bolsa Família na Saúde​: bfa.saude.gov.br/

Relatórios Públicos: bfa.saude.gov.br/relatorio

Programa Bolsa Família Caixa: www.caixa.gov.br/programas-sociais/auxilio-brasil/Paginas/default.aspx

Central de Relacionamento do MDS: 121 (O serviço é gratuito e a ligação deve ser realizada por meio de um telefone fixo ou celular).

Atendimento Caixa do BFA: 111

Atendimento Caixa a clientes portadores de deficiências auditiva e de fala: 0800 726 2492

O manual do e-SUS APS está disponível no endereço eletrônico:
https://saps-ms.github.io/Manual-eSUS_APS/

Caso ainda esteja com dúvidas, você pode abrir um chamado no suporte ao sistema disponível no link abaixo:
http://esusaps.bridge.ufsc.br/

Os dados consolidados podem ser encontrados nos seguintes endereços:

OpenDataSUS: https://opendatasus.saude.gov.br/dataset/sisvan-estado-nutricional

Portal de Dados Abertos: https://dados.gov.br/dados/conjuntos-dados/sisvan-estado-nutricional1

Outras informações podem ser requisitadas no e-mail: sisvan@saude.gov.br

Os dados de cobertura consolidados até 12/2020 podem ser encontrados no link:
https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaConsolidado.xhtml

A cobertura potencial da APS e do PNS estão disponíveis em:
https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCobertura.xhtml

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) pode ser utilizado por profissionais de todas as equipes de Atenção Primária a Saúde - APS, gestores de saúde federais, estaduais, municipais, distritais, representantes do CONASS e CONASEMS e, público em geral, e estão estruturados conforme modelo das fichas do e-SUS APS CDS disponíveis no link https://sisaps.saude.gov.br/esus/.
Os dados disponibilizados são de interesse público, resguardando a importância da Proteção de Dados Pessoais, conforme a Lei Nº 13.709/2018, com opção de acesso público e restrito, neste caso, é necessário de cadastro prévio no sistema.

È importante ressaltar alguns pontos antes de considerar divergência de dados. Tais pontos podem ocorrer dados distintos.

1 - Os dados enviados ao Centralizador Nacional são submetidos a um processo de validação para serem disponibilizados nos painéis de relatórios do Sisab. É importante que os municípios observem os critérios de validação dos dados, na Nota Técnica Explicativa do Relatório de Validação, conforme link abaixo:
<http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/esus/relatorio_validacao_2_2021_nota.pdf>

2 - Outro ponto é observar o prazo de envio dos dados ao centralizador nacional, ou seja, dados enviados fora do prazo não serão aceitos no Centralizador Nacional.

3 - Atentar a vinculação do cidadão na base federal considerando as regras de desempate descritas na Nota Técnica Explicativa do Relatório de Validação que poderá resultar dados distintos entre base local e banco federal.

Observado todos os itens citados e caso ainda permanecer divergência da base local e base federal, deve-se realizar uma solicitação de atendimento no WEB atendimento, com detalhamento e materiais que nos apoiem na análise de nosso Centralizador Nacional, realizaremos uma análise na base federal e encaminharemos resposta ao município.

Os municípios devem conforme a Portaria nº 4, de 28 de janeiro de 2021, enviar os dados até o 10⁰ dia útil após o fechamento da competência Sisab. As competências do Sisab correspondem, respectivamente, ao período compreendido entre o primeiro e o último dia de cada mês.
Após o prazo de envio, é iniciado o processamento e validação pela base nacional e os resultados são exibidos nos relatórios disponibilizados no Sisab <https://sisab.saude.gov.br/> até o 20⁰ dia útil.
Dados enviados após o prazo estipulado serão recebidos por até 4 competências posteriores ao registro apenas para fins de complementação da informação. É importante observar os prazos do fechamento da competência do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), visto que o Sisab também valida as informações de profissionais, equipes e estabelecimentos com base nos dados registrados no CNES vigente.

As informações geradas a partir dos sistemas de coleta de dados de saúde são associadas a atendimentos clínicos, portanto, não é orientado a correção de dados referentes aos atendimentos realizados. Caso seja identificada uma invalidação prévia no relatório de validação, referente a dados de estabelecimento ou profissional, pode-se ocorrer a atualização dos dados de profissionais e estabelecimento na base do SCNES dentro da competência. Não orientamos o reenvio da ficha, pois ela possui um identificador único, de modo que será automaticamente invalidada por duplicidade, sendo válida para o processo sempre a primeira ficha recebida. Demais invalidações por registro incorreto, deve- se atualizar o sistema para os próximos envios.

Receba os informes semanais da APS ao preencher o formulário no endereço:
https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/inscricaoMailing.xhtml

Os chamados abertos por este canal de atendimento podem ser acompanhados pelo link:
https://webatendimento.saude.gov.br/acompanhamento

Informe seu CPF, o número da solicitação e resolva o CAPTCHA informado. Um e-mail também é enviado com as informações para acompanhamento do seu chamado.