Suporte

Suporte ao usuário

Perguntas frequentes


O Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso foi desenvolvido com o intuito de unificar o cadastramento dos usuários aos sistemas WEB do Ministério da Saúde.
O SCPA foi desenvolvido seguindo boas práticas no que se refere ao cadastro e controle de acessos aos sistemas.
O SCPA está também vinculado ao cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal.
Esclareço ainda que o processo de acesso aos sistemas do MS tem duas ETAPAS:

- 1ª. Etapa: Cadastro e validação de dados pessoais. Nessa fase o usuário entra no SCPA, realiza o cadastro e valida os dados pessoais.
- 2ª. Etapa: Solicitar perfil de acesso a sistemas do MS: Após a conclusão do cadastro, o usuário entra novamente no SCPA, acessa a opção de OUTROS SISTEMAS, identifica o sistema de interesse e solicita o perfil que irá permitir realizar suas atividades no sistema. Uma vez solicitado o perfil é necessário que um Gestor do sistema (exemplo: SISCAN, SISAGUA, SI-PNI) ao qual foi solicitado o perfil autorize o mesmo para que o usuário possa acessar o sistema.

Não, somente os gestores de negócios dos projetos poderá conceder acesso.
Através de portarias de nomeação de gestores de negócios dos projetos no âmbito do Ministério da Saúde, considerando instruções normativas e diretrizes de Gestão e Desenvolvimento de PROJETOS, disponibilizada no link https://datasus.saude.gov.br/desenv-de-software/, considerando diretrizes previstas nas diretrizes de Segurança da Informação do MS, disponibilizadas no link https://datasus.saude.gov.br/seguranca-da-informacao/, considerando as atribuição definidas na IN01 e Lei 8666 sobre responsáveis/requisitantes do projeto, informo que a equipe de Gestão do SCPA, vinculada a Gestão de desenvolvimento de projetos do DATASUS, NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA AUTORIZAR PERFIS DE USUÁRIOS nos vários projetos mantidos na Plataforma do SCPA.

Não é uma boa prática o compartilhamento de aparelhos mobile, credenciais de acesso e tokens utilizados pelo aplicativo de autenticação para acesso aos sistemas.

A implementação da Autenticação Multifator - MFA - visa fortalecer a segurança do sistema SCPA contra possíveis fraudes e acessos não autorizados e está em conformidade com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD, que é responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD no Brasil.

Dessa forma, a partir da implementação do MFA, cada usuário/CPF será responsável por sua autenticação utilizando seus respectivos aparelhos mobile e credenciais de acesso.

O reset do MFA para a leitura de um novo QR Code pode ser solicitado nas seguintes ocasiões:
- Desinstalação do aplicativo autenticador do celular;
- Exclusão da entrada criada no aplicativo autenticador do celular;
- Perda ou substituição do aparelho mobile onde foi feita a leitura do QR Code;

Diante de algumas das situações descritas é necessário que o pedido de reset do MFA possua a descrição detalhada do motivo de tal solicitação, juntamente do envio de cópia do documento (CNH ou RG com o CPF) do usuário responsável pelo acesso ao sistema. Após análise e validação o MFA será reiniciado e surgirá um novo QR Code para leitura.

Por segurança a alteração do e-mail cadastrado precisa ser feito pelo próprio usuário, seguindo as instruções no seguinte link: https://webatendimento.saude.gov.br/storage/upload/anexos/65BWs3IKtGLXV2UicbWo9EDtjFFgMJYePeeplDhb.pdf

Logo após, ao entrar no SCPA, é necessário acessar o menu do lado superior esquerdo. Acesse a aba "Usuário" -> "Dados do Usuário" e realize o preenchimento de todos os campos obrigatórios.
IMPORTANTE: Todos os campos obrigatórios precisam ser preenchidos e o campo CEP precisa ser atualizado para que os demais campos do endereço sejam automaticamente preenchidos, isso fará com que a gravação do novo e-mail ocorra com sucesso.

A equipe de suporte do SCPA não tem alçada para deliberar quanto às solicitações de perfis de acesso.
Para obter um novo perfil de acesso você deve acessar o SCPA (scpa.saude.gov.br), clicar em "Outros Sistemas", selecionar o sistema pretendido e em seguida solicitar o perfil de acesso a este sistema.

Os gestores do sistema que você solicitou acesso são notificados assim que a solicitação é realizada. Será necessário aguardar um dos gestores deliberar a respeito de sua solicitação, tais informações serão encaminhadas por e-mail com o resultado da solicitação.

Além de utilizar a opção "Esqueceu a senha!" através do endereço scpa.saude.gov.br também é possível utilizar a opção "Entrar com GOV.BR" no mesmo endereço scpa.saude.gov.br.
Após entrar com a conta GOV.BR será possível alterar a senha do SCPA através de acesso ao menu superior esquerdo e acionar a opção "Usuário" -> "Dados do Usuário".