Suporte

Suporte ao Usuário

Perguntas frequentes


O Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS- SIGTAP é uma ferramenta de gestão que permite o acompanhamento sistemático, inclusive com série histórica, das alterações realizadas a cada competência/mês, detalhando os atributos de cada procedimento, compatibilidades e relacionamentos. Possibilita também a geração de vários relatórios e disponibiliza Notas Técnicas mensais registrando as principais alterações realizadas na Tabela de Procedimentos e os documentos que as originaram (portarias, memorandos, etc.). A cada competência/mês é disponibilizado um arquivo no formato txt contendo a versão da Tabela de Procedimentos para a competência/mês, a ser importado nos sistemas de captação e processamento que registram a assistência no SUS.

https://wiki.saude.gov.br/sigtap/index.php/P%C3%A1gina_principal#Base_Legal

Para extrair relatório de procedimentos com finalidade diagnóstica em laboratório clínico, acesse a página inicial do SIGTAP em: http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp; no menu superior esquerdo clique em “Relatórios”; “Procedimento”; “Publicados”, "Com Atributos".
Aparecerá a tela de “Procedimentos com Atributos”, no campo "Tipo de Relatório" permite selecionar o relatório de acordo com sua necessidade.: "Simples", "Sintético", "Analítico", "Completo" e "Analítico (alguns atributos).
Após selecionar o tipo de relatório informe a forma de organização: Grupo “02- Procedimentos com finalidade diagnóstica” e SubGrupo “02- Diagnóstico em laboratório clínico”.
No final da tela existe a opção para selecionar o formato do arquivo : "Exibir em tela", Pdf", " MS Excel (xls)", MS Excel (xlsx) ou "Rich Text (rtf). Clique no ícone da prancheta e o relatório será gerado.

Sim, é possível, no entanto, deve-se informar qual o Grupo e Subgrupo dos procedimentos que pretende pesquisar.

Para extrair relatório de procedimentos com finalidade diagnóstica em laboratório clínico, acesse a página inicial do SIGTAP em: http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp; no menu superior esquerdo clique em “Relatórios”; “Procedimento”; “Publicados”, "Com Atributos".
Aparecerá a tela de “Procedimentos com Atributos”, no campo "Tipo de Relatório" selecione a opção "Sintético", informe a forma de organização (usaremos como exemplo o Grupo “04- Procedimentos cirúrgicos” e Subgrupo “04- Cirurgia do aparelho da visão”).
Selecione o formato do arquivo : "Exibir em tela", Pdf", " MS Excel (xls)", MS Excel (xlsx) ou "Rich Text (rtf), conforme sua necessidade e clique no ícone da prancheta para gerar o relatório.

Com a publicação da Portaria SAES/MS nº 2.902 de 26/06/2025 relacionada a Rede Alyne, os procedimentos referentes à cirurgia cesariana tiveram o nome alterado para OPERAÇÃO CESARIANA.
Dessa forma, esses procedimentos constam na Tabela de Procedimentos do SUS com os seguintes nomes:
- 04.11.01.002-6 OPERAÇÃO CESARIANA EM GESTAÇÃO DE ALTO RISCO;
- 04.11.01.003-4 - OPERAÇÃO CESARIANA;
- 04.11.01.004-2 - OPERAÇÃO CESARIANA COM LAQUEADURA TUBARIA;
- 04.17.01.001-0 - ANESTESIA OBSTETRICA P/ CESARIANA e
- 04.17.01.003-6 - ANESTESIA OBSTETRICA P/CESARIANA EM GESTACAO DE ALTO RISCO

Fonte: http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/procedimento/publicados/consultar

Na Tabela de Procedimentos do SUS foi criado o grupo “09- Procedimentos para Ofertas de Cuidados Integrados”, onde foram criados até o momento seis subgrupos, são eles: 01 - Atenção em Oncologia; 02 - Atenção em Cardiologia; 03 - Atenção em Ortopedia; 04 - Atenção em Otorrinolaringologia; 05 - Atenção em Oftalmologia; e 06 - Atenção em Saúde da Mulher.
Para identificar essas OCIs basta pesquisar o Grupo 09 e selecionar a especialidade no Subgrupo.

Para registros de atendimentos realizados fora do Programa Agora Tem Especialistas, fica
estabelecida a não exigência de crítica de habilitação nos sistemas de registro da produção assistencial
(SIA, SIH e CMD) para procedimentos que tenham na Tabela de Procedimentos do SUS apenas habilitações
do grupo 38, incluídas pela Portaria SAES/MS nº 3.199, de 02 de setembro de 2025 em seu art. 3º e pela
Portaria SAES/MS nº 3.200, de 02 de setembro de 2025, em seu art. 3º.

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO apresenta as “Categorias de CBO” de 4 dígitos, e identifica ‘famílias de CBO” e o código CBO de 6 dígitos, propriamente dito.
Então, se um procedimento apresenta a Categoria CBO 2232 – Cirurgiões-dentistas, isto significa que poderá ser registrado qualquer CBO iniciado com o código 2232.
Veja o caso do procedimento 03.01.01.031-5 – Teleconsulta por profissionais de nível superior na atenção especializada (exceto médico), este procedimento apresenta na aba CBO as categorias:

2232 – Cirurgiões-dentistas
2234 - Farmacêuticos
2235 – Enfermeiros
2236 – Profissionais da fisioterapia e afins
2237 – Nutricionistas
2238 – Fonoaudiólogos
2239 – Terapeutas ocupacionais e afins
2515 – Psicólogos e psicanalistas
2516 – Assistentes sociais e economistas domésticos

Assim, qualquer CBO pertencente à “Categoria de CBO” poderá ser relacionado a este procedimento, por exemplo o CBO 223204 – Cirurgião dentista – auditor.
Para visualizar CBO ou Categoria de CBO em um procedimento da Tabela de Procedimentos do SUS, acesse SIGTAP (no buscador on-line de sua preferência) – Tabela Unificada – Procedimentos (no menu esquerdo) – Publicados.
Busque o procedimento por palavra do nome ou código. Vá na parte inferior do registro do procedimento e clique em CBO para acessar “CBO” e “Categoria de CBO”.

Com a inclusão do procedimento “Transplante de intestino delgado ou de órgãos multiviscerais em bloco” na Tabela de Procedimentos do SUS pela Portaria GM/MS nº 6.921, de 12 maio de 2025, foi necessário adequar a estrutura da Tabela de Procedimentos do SUS para possibilitar a operacionalização na competência junho de 2025.
Devido à especifidade e ao detalhamento do procedimento, os valores atribuídos aos atributos “Valor SH; Valor SP; e Valor Total Hospitalar” excederam o limite de caracteres permitido no SIGTAP, o que impossibilitaria a inclusão naquele momento, e por esse motivo foi realizada a adequação no SIGTAP.
No entanto, a adequação só foi realizada no SIGTAP WEB (online), e foi posteriormente aberta demanda com o DATASUS para ser disponibilizada uma nova versão do SIGTAP Desktop.

Informa-se que até o momento não existe previsão de quando será disponibilizado a nova versão do desktop.