O SISC&T é um sistema para a submissão de propostas das chamadas públicas do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). O Programa é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UFs). O objetivo do PPSUS é promover o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às peculiaridades e necessidades de saúde locais de cada UF brasileira, proporcionando melhorias nas condições de vida da população, principal objetivo das políticas públicas em saúde do País.
O cadastro é realizado através do Sistema de Cadastro de Perfil de Acesso (SCPA), onde é possível solicitar o perfil de acesso necessário:
Pesquisador, Parecerista ou Especialista.
O acesso acontece por meio do endereço eletrônico: https://sisct.saude.gov.br/sisct/
• Caso já tenha cadastro - Na caixa “Área restrita” vai digitar o e-mail e a senha.
• Ainda não é cadastrado? Clique no link e você será redirecionado ao SCPA, abrirá uma nova janela para digitar o CPF e confirmar. Siga os passos para confirmação do cadastro.
• Esqueceu a senha? Clique no link e você será novamente redirecionado ao SCPA, onde será solicita o CPF e o preenchimento de um reCAPTCHA. Em seguida, será solicitado o e-mail para onde será enviado uma nova senha.
Caso essas opções não funcionem, acesse o canal do SCPA via Web Atendimento.
O SISCT é composto por 14 perfis, os perfis disponíveis para uso externo são:
• Especialista;
• Parecerista;
• Pesquisador;
O SISC&T tem um bloco de perfil que são para os administradores, responsáveis pela gestão do sistema e das chamadas públicas. Além desses, tem o perfil de pesquisador para a inclusão de projetos de pesquisa. O bloco de avaliadores tem o perfil de Especialista e de Pareceristas que fazem as análises dos projetos de pesquisa.
Sim, dependendo do motivo de acesso, o perfil será diferenciado, portanto o usuário deverá solicitar o acesso ao novo perfil.
Ao entrar no SISC&T no perfil pesquisador, clique em “Editais”, “Contratação”. Lá aparecerão todos os editais com inscrições abertas. Escolha o edital no qual deseja submeter o seu projeto de pesquisa e clique em “Inscrição”. Preencha todos os dados solicitados e ao final, valide sua inscrição.
Entre novamente no SISC&T e selecione o perfil de Especialista ou de Parecerista, nesses perfis será possível avaliar os projetos de pesquisa de outros estados
Ao entrar no SISC&T no perfil Pesquisador, clique em “Editais”, “Contratação”. Lá aparecerão todos os editais com inscrições abertas.
O cadastro das Universidades se dá pelas suas fundações, por exemplo, a Universidade de Brasília está cadastrada como Fundação Universidade de Brasília. Outra estratégia é a busca pelo CNPJ da instituição. Caso não localize a sua instituição de vínculo, envie uma mensagem com nome completo, CPF, nome da instituição e CNPJ para o e-mail ppsus@saude.gov.br solicitando a inclusão da instituição no banco de dados do sistema.
A ANPPS é a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde e tem como pressuposto respeitar as necessidades nacionais e regionais de saúde e aumentar a indução seletiva para a produção de conhecimentos, bens materiais e processuais nas áreas prioritárias para o desenvolvimento das políticas sociais. A Agenda foi construída por um processo composto de cinco etapas sucessivas com a ampla participação de atores chave e foi aprovada na 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
Neste item, deve-se escolher a subagenda de pesquisa em saúde que mais se relaciona com seu projeto O documento na íntegra pode ser acessado por meio do link:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_nacional_prioridades_2ed_4imp.pdf
O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa estratégica projetada para impulsionar a pesquisa aplicada em saúde, visando aprimorar as ações e serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em novembro de 2019, foi publicada a Portaria Nº 3.020, que regulamentou o Programa e estabeleceu os seguintes objetivos:
I- apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e/ou de inovação que objetivem contribuir para a resolução de problemas de saúde da população dos Estados e do Distrito Federal e para o fortalecimento da gestão do SUS;
II - promover a aproximação dos sistemas de saúde com os de ciência e tecnologia locais;
III - reduzir as desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde no País.
Pesquisadores mestre e/ou doutores vinculados à instituições de pesquisa. O período de submissão dos projetos, o perfil dos pesquisadores e das instituições elegíveis para enviar projetos é definido em cada Chamada Pública do Programa, lançadas nas diferentes UFs do país.
As propostas de pesquisa devem ser submetidas através do SISC&T, seguindo o cronograma e as orientações das Chamadas Públicas do Programa. Acesse: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/ppsus
Pesquisadores, gestores de saúde, e membros das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e Secretarias de Estado da Saúde (SES) podem acessar o SISC&T, desde que devidamente cadastrados.