É uma interface destinada ao profissional de saúde para ter acesso ao histórico clínico do cidadão a partir das informações existentes na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A plataforma tem por objetivo apoiar os profissionais da saúde no provimento da transição e continuidade do cuidado do cidadão.
Atualmente, o SUS Digital Profissional apresenta informações de registros de vacina administradas, resultados de exames para diagnósticos da COVID-19, medicamentos dispensados, registros de atendimento clínico, registros de saúde e alergias autodeclaradas e histórico de internações e atendimentos. Através do SUS Digital Profissional, será possível disponibilizar ao cidadão o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, a Carteira Nacional de Vacinação Digital, o Resultado de Exame de Diagnóstico da COVID-19 e o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
À medida que novos documentos clínicos e cargas legadas são incorporadas à RNDS, mais informações serão compartilhadas com o profissional de saúde através desse sistema.
O acesso é disponibilizado a partir da integração do prontuário eletrônico utilizado pelo estabelecimento de saúde.
No âmbito da Atenção Primária à Saúde, os municípios poderão realizar a integração independente de prontuário.
- Integração ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS Atenção Primária à Saúde (APS)
A integração é realizada pela plataforma e-GESTOR AB (https://egestorab.saude.gov.br/), a partir da integração do prontuário eletrônico da Atenção Primária à Saúde (PEC e-SUS APS).
Após a integração, profissionais logado no PEC e-SUS APS, dos estabelecimentos da APS estarão aptos a acessar as informações do SUS Profissional, dentro do contexto de atendimento, com o login único do Gov.Br. Os profissionais credenciados deverão dispor de (Selo Prata ou Ouro).
- Integração à Sistemas/prontuários próprios ou terceiros
Para a integração para municípios que não utilizam o PEC e-SUS APS (Terceiros e Próprios), as orientações para a integração está disponível no portal de serviços do DATASUS através do Banner SUS Digital ( https://servicos-datasus.saude.gov.br/detalhe/bJX70NKuoQ)
Após a integração, profissionais credenciados, dos estabelecimentos da APS estarão aptos a acessar as informações do SUS Profissional, dentro do contexto de atendimento, com o login único do Gov.Br. Os profissionais credenciados deverão dispor de (Selo Prata ou Ouro).
- Integração à sistemas/prontuários da atenção especializada
A Secretaria de Informação e Saúde Digital, a partir da Coordenação – Geral de Inovação e Informática em Saúde CGIIS/DATASUS, tem realizado piloto com hospitais para validar a disponibilidade do SUS Digital Profissional para a hospitais.
Indisponibilidade de acesso ao SUS Digital Profissional a partir do PEC e-SUS APS
Neste momento, o acesso a plataforma SUS Digital Profissional poderá ser visualizado pelos integrantes das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), a partir da integração dos estabelecimentos (Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-SUS APS). Dessa forma, se o seu município e/ou estabelecimento ainda não realizou a integração será necessário, conhecer seguir os fluxos e manuais disponíveis no e-Gestor AB e Portal de Serviços do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde.
Com a integração realizada, no prontuário eletrônico, o profissional terá acesso a funcionalidade (botão) para acessar o SUS Digital Profissional.
Para acesso o SUS Digital Profissional, assim como outros serviços digitais fornecidos pelo governo federal, faz uso da autenticação do Gov.Br. Essa é uma iniciativa do governo federal para unificar os acessos do cidadão. Todas as contas de usuários são gerenciadas pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, tendo a sua validação realizada por verificação do CPF na base cadastral da Receita Federal.
Para realizar os passos para recuperação de senha acesse
1 - Acesse o link: https://atendimento.servicos.gov.br/pt
2 – Selecionar o Assunto: “Preciso incluir/alterar meu e-mail para fazer nova senha."
3- Preencher as informações para autorizar a alteração de dados cadastrais
- NOME DO CIDADÃO;
- CPF DO CIDADÃO;
- E-MAIL;
4 - Há dois campos para que você possa anexar seus arquivos de fotos.
1º: Uma autofotografia (selfie) segurando o Documento de Identificação. Lembrando que vale tirar o documento daquele plástico;
2º: Uma foto do Documento de Identificação (frente e verso);
Ps: O documento de Identificação pode ser CNH ou identidade, e é necessário para que possamos garantir que quem está solicitando é de fato o proprietário da conta.
Ps2: É essencial que tanto a selfie como os documentos pessoais estejam legíveis (verifique se você consegue lê os dados na foto), pois se não estiverem, a requisição poderá ser devolvida.
OBSERVAÇÃO: Para o uso do SUS Profissional, recomenda-se que o profissional de saúde tenha seu cadastro no Gov.br com selo de confidencialidade Ouro ou Prata.
O SUS Profissional não altera ou insere registros de saúde, apenas disponibiliza ao profissional de saúde a visualização dos registros clínicos presentes na RNDS. Os registros são inseridos nos sistemas de informação pelos estabelecimentos assistenciais de saúde. A visualização das informações no SUS Digital Profissional é disponível após o devido envio destes dados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) – Ministério da Saúde.
Nos casos de erro e/ou ausência de informação, o profissional de saúde deverá orientar a entrar em contato com o estabelecimento no qual as informações foram registradas, e solicite a atualização da informação e envio do dado à RNDS.
Vale ressaltar que qualquer estabelecimento assistencial de saúde tem autonomia para atuar na retificação dos registros. Destaca-se que o processamento de dados para a RNDS e, consequentemente, a disponibilização no SUS Digital Profissional, obedecem ao tempo da tramitação dos dados do sistema de informação.
Através do SUS Digital Profissional, o profissional de saúde credenciado poderá emitir documentos clínicos e oferecer aos cidadãos.
Atualmente, estão disponíveis para emissão:
- Certificado Nacional de Vacinação COVID -19
- Carteira Nacional de Vacinação Digital
- Resultados de Exames Laboratoriais de COVID-19
- Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (Febre Amarela)
Atualmente, profissionais da medicina, odontologia e enfermagem estão aptos a acessar o SUS Digital Profissional.
Importante ressaltar que a visualização aos registros clínicos estará disponível exclusivamente no contexto de atendimento. Dessa forma, o profissional de saúde deverá, no seu prontuário eletrônico, iniciar o atendimento para habilitar o acesso ao SUS Digital Profissional.
Atualmente, os registros de vacinas, exames COVID-19 e Monkeypox, registros de atendimentos clínicos, internações e procedimentos de alta complexidade, dados autodeclarados e medicamentos dispensados.
Os registros são realizados pelos cidadãos no Meu SUS Digital. Dessa forma, alergias, registros de pressão arterial, peso/altura (IMC) e resultado de glicemia registrados na plataforma do Meu SUS Digital são refletidas no SUS Digital Profissional.
Agradecemos a sua consideração. Já estamos trabalhando para solucionar o problema para filtrar os documentos clínicos e desta forma garantir uma melhor usabilidade.